POWER

Promotion Of sexWorkEr's Rights

 

O POWERPromotion Of sexWorkErs Rights - é um projeto promovido pela APDES/PortoG e financiado pela Open Society Foundations (OSF), no âmbito da sua linha de financiamento “Sex Work, Health, and Human Rights in Europe”. Este projeto, lançado em novembro de 2018, vem complementar e reforçar o trabalho de advocacy da APDES de promoção dos direitos das pessoas que fazem trabalho sexual, reconhecendo-as como protagonistas na identificação de necessidades, na avaliação de medidas legislativas e na formulação de políticas públicas relacionadas à sua atividade e seus direitos.

 

O POWER afirma-se como uma estratégia concertada de advocacy que visa aumentar a influência política nos processos de decisão por quem melhor conhece o fenómeno do trabalho sexual, por meio de ações de articulação de pares, aquisição de repertório no que diz respeito à produção ativista internacional sobre os direitos das pessoas que fazem trabalho sexual e a constituição de um grupo dedicado a pensar no fortalecimento da atuação política deste coletivo.

 

O projeto consiste num modelo dinâmico formado por três componentes interdependentes:

 - Colaboração na organização de coletivos de pessoas que fazem trabalho sexual. Consideramos urgente que a voz dessas pessoas seja reconhecida e que elas sejam protagonistas do seu ativismo, acedam a financiamentos, constituam organizações, proponham alterações nas políticas públicas, falem na primeira pessoa sobre as suas reivindicações e empoderem outras pessoas e coletivos.
- Constituição de um Think Tank multidisciplinar participado por pessoas que fazem trabalho sexual e especialistas de outras áreas com vista à produção de conhecimento, elaboração de propostas de políticas públicas e planos de ação que estejam em consonância com as reivindicações das pessoas que fazem trabalho sexual, naquilo que é relativo aos seus direitos humanos, acesso à saúde e condições dignas para o exercício da sua atividade profissional. Consideramos urgente aumentar a influência política de quem melhor conhece o fenómeno, bem como instrumentos que garantam a proteção dos seus direitos humanos.
 - Tradução para a língua portuguesa de materiais de advocacy relacionados com direitos humanos, questões legais, marcos regulatórios, saúde, estigma e discriminação de pessoas que fazem trabalho sexual.

 

Consideramos urgente informar a comunidade lusófona sobre o movimento global pelos direitos das pessoas que fazem trabalho sexual e garantir o acesso a informação isenta de julgamentos moralistas e baseada em evidências empíricas. Estes materiais serão distribuídos em Portugal, junto das pessoas que fazem trabalho sexual, mas também junto de outras entidades cujo âmbito de ação esteja relacionado com esta atividade em Portugal ou noutros países que falam também a língua portuguesa.

 

O POWER é um projeto promovido pela APDES em estreita articulação com o Porto G, serviço que, em 2018, comemora 10 anos de existência. O trabalho de proximidade deste serviço, aliado a outras estratégias de intervenção, permitem uma atuação ao nível da saúde e na promoção dos direitos de pessoas que fazem trabalho sexual.

 

Para mais informações, por favor contacte a entidade coordenadora:

APDES | Telefone: +351 227531106

E-mail: fernanda.belizario@apdes.pt