Porto G

O Porto G nasce em 2008 no âmbito do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA da Direção Geral da Saúde (DGS), integrando o esforço nacional de luta contra o VIH/SIDA. O principal objetivo deste projeto é contribuir para a prevenção e controlo do VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST) nos/as trabalhadores do sexo (TS) e seus/suas clientes através de uma intervenção de proximidade integrada que promove o acesso à informação, a materiais preventivos e informativos, a realização de rastreios (VIH, Sífilis, VHB e VHC), a referenciação hospitalar e o combate ao estigma e discriminação associados à infeção e ao trabalho sexual. 

A Investigação-Ação (IA) e a Redução de Riscos e a Minimização de Danos (RRMD) estão na base dos princípios orientadores deste projeto que adota uma postura implicada com as populações, humanista, pragmática, crítica e disponível para a mudança.

A equipa que constitui este projeto é multidisciplinar com experiência na intervenção com estes públicos e com formação específica nas áreas da RRMD associados ao trabalho sexual, VIH e outras IST, igualdade de género, migrações, entre outras.